Dúvidas:

01- O que é Perfil?

Perfil é a análise de alguns dados do principal condutor tais como: Estado civil, idade, tempo de habilitação, período em que o veículo fica em garagem, a existência de pessoas entre 18 e 25 que residem com o segurado e possam dirigir o veículo.


02- Para que serve o Perfil?

A interpretação do perfil serve para adequar o preço do seguro conforme a incidência do risco sobre as características do principal condutor.


03- O que é Bônus?

Bônus é um desconto que o segurado adquire na renovação de um seguro, desde que não tenha sido usado durante a vigência. Esse desconto é acumulativo e possui um teto de 30 a 40% dependendo da seguradora.


04- Sou jovem. Posso efetuar o seguro em nome dos meus pais?

Sim o filho pode efetuar o seguro em nome dos pais, mas o perfil do condutor que deve constar na apólice deve ser o do principal condutor, ou seja, a pessoa que utiliza o veículo no mínimo 85% do tempo.


05- Se um condutor pegar o meu veículo e bater?

Se for constatado que o condutor esporadicamente pega o veículo, não acarretará nada quanto à cobertura, mas caso o condutor tenha um perfil considerado agravante e não estiver declarado na apólice ou se tratar de um condutor habitual, a cobertura estará prejudicada, podendo o segurado ficar sem indenização.


06- Quando eu tenho um seguro em uma seguradora, e na renovação eu mudo de seguradora, perco a minha bonificação?

Não, o seguro não perde a bonificação quando muda de seguradora na renovação, desde que o seguro não tenha sido usado no ano vigente.


07- O que devo fazer na hora de um sinistro?

Automóvel.
  • Em caso de vítimas solicitar a presença de socorro médico.
  • Você deve primeiramente acionar as autoridades responsáveis pelo transito local.
  • Caso não seja possível a presença da autoridade de transito, dirigir-se a unidade de transito mais próxima e registrar o Boletim de Ocorrência.
  • Entrar em contato com a central de relacionamento de sua seguradora, a qual tomará as providencias necessárias, quanto a remoção do veículo e do segurado se este possuir cobertura de assistência 24 Horas.
  • Acionar o seu corretor o qual tomará as providencias necessárias para que seu veículo seja reparado bem como o de terceiro, caso o segurado seja responsabilizado pelo ocorrido.

Residencial/Empresas
  • Entrar em contato com a central de relacionamento de sua seguradora, a qual tomará as providencias necessárias, quanto a reparação do bem segurado ou a não agravação dos prejuízos.
  • Acionar o seu corretor o qual tomará as providencias necessárias para que seu bem/imóvel seja reparado ou indenizado.

Links Importantes:

FENACOR

Federação Nacional dos Corretores


SUSEP

Superintendência de Seguros Privados


FIPE

Preço médio de veículos


DENATRAN

Departamento Nacional de Trânsito


DETRAN/RJ

Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro


Policia Militar/RJ

BRAT - Boletim de Registro de Acidente de Trânsito – Sem Vítima


Policia Rodoviária Federal

Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito – DAT